Saúde de Macaíba inicia vacinação contra gripe para grupos prioritários

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 18, a campanha de vacinação contra a influenza, para o público prioritário em todas as 27 unidades de saúde, de segunda sexta-feira, das das 7h30 às 15h30.

Nessa primeira fase o grupo prioritário são crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos; pessoas em situação de rua; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; pessoas com deficiência permanente e doenças crônicas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte rodoviário e portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

O secretário de Saúde, Júnior Rêgo, disse que para receber a vacina o usuário só precisa apresentar o cartão SUS e a comprovação de que se enquadra em um dos grupos prioritários. “A vacina influenza é trivalente, é indicada na prevenção da infecção pelo vírus influenza e protege contra as três cepas que causam doenças a H2N2, H1N1 e H3N2”, informou.

O imunizante pode prevenir complicações decorrentes da doença, como internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de minimizar sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, e pode levar a óbito. Em casos de sintomas gripais é recomendado o uso de máscaras.

O aposentado Geraldo Francisco de Sales, 72 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina na UBS do Campo das Mangueiras. “A agente de saúde nos avisou que a vacinação começava hoje e, para não adoecer, eu e minha esposa já nos vacinamos”.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais