Saúde de Macaíba inicia atendimento odontológico em pacientes internados

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o atendimento odontológico nas unidades hospitalares da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho.

De acordo com o coordenador-geral de saúde bucal da SMS, Anderson Carvalho, o atendimento para pacientes acamados será realizado nas unidades hospitalares a cada 15 dias. “Recentemente a odontologia hospitalar passou a ser uma especialidade e a Prefeitura de Macaíba está sendo pioneira neste serviço realizado nos leitos da UPA e do Hospital Regional”, disse.

A cirurgiã dentista Fernanda Bastos explicou que a odontologia hospitalar é uma especialidade que atua dentro do hospital em todos os setores promovendo prevenção, tratamento e conforto, com maior objetivo remoção de foco infeccioso. “Nós fazemos o protocolo de higienização do paciente e o exame clínico para analisar se é necessário intervenção”, disse.

A dentista explicou ainda que, caso paciente não tenha intercorrência, é realizado só o controle diário, e se houver, já é tratado no local. “Nosso serviço tem como objetivo estabilizar o paciente e promover conforto, tendo em vista que existem muitos casos de pacientes que estão instáveis e depois da atuação do cirurgião dentista, o paciente estabiliza”.

A paciente Josefa Andreza Bernardo Bezerra, 42 anos, está gestante e internada devido à hipertensão. “Estou passando por uma gravidez de risco e precisei ficar internada até o quadro estabilizar. Gostei de passar pela avaliação da dentista porque ela recomendou fazer uma limpeza assim que possível, devido ao uso do aparelho ortodôntico”, disse.

Entre possíveis problemas bucais em pacientes internados estão: focos de infecção bacteriana (as bactérias da boca podem ir para todo corpo pela corrente sanguínea, podendo ir até mesmo para coração e causar endocardite infecciosa); infecção fúngica (pós-doença fúngica, com pacientes em UTI com imunidade baixa, acaba se tornando bem comum); traumas devido à intubação e devido até mesmo algum restos de dente presentes na cavidade bucal do paciente.

Assecom PMM

Foto: Geraldo Neto