Saúde de Macaíba inicia aplicação de medicação injetáveis nas unidades polos

A Prefeitura Municipal de Macaíba através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai iniciar na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, a aplicação de medicações injetáveis nas nove Unidades Polo da cidade, que são as UBS do Villar, Cana Brava, Cajazeiras, Traíras, Mangabeira II, Vila São José, Potengi, Campo das Mangueiras e Campestre. As unidades também vão atender pacientes que demandam apenas a administração das medicações.

A secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, informou que as unidades polos funcionam como unidades referência da região, com base territorial delimitada, que ofertam serviços diferenciados para resolver as demandas básicas de saúde no próprio território, e dessa forma não sobrecarregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“A SMS compreende a grande extensão territorial de Macaíba e institui nove unidades polo no município para avançar no tratamento e resolutividade no próprio território, e vamos iniciar o protocolo de administração de medicamentos injetáveis, que não sejam necessariamente de emergência, mas urgências que podem ser tratadas na própria atenção primaria”.

De acordo com Kelly Lima, as medicações que vão ser administradas são: dipirona, dexametasona, diclofenaco sódico, hidrocortisona, furosemida, vitaminas do complexo b, ácido ascórbico, escopolamina, metoclopramida, prometazina, epinefrina, soro glicosado, e penicilina especificamente para tratamento de sífilis.

Através das unidades polos é realizado programas de fortalecimento de rede de saúde da mulher, saúde mental, saúde da pessoa com deficiência e condições crônicas; ações especificas das linhas de cuidados com a equipe multidisciplinar (e-multi), atendimento itinerante de especialistas, realização de curativos especiais, entre outros atendimentos mais específicos.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais