Saúde de Macaíba encerra 2023 com entrega de equipamentos e novos serviços

A Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba finalizou o ano de 2023 com saldo positivo de inaugurações, início de obras, entrega de novos serviços à população macaibense, e contabilizou mais de 22 mil atendimentos na Policlínica Dr. Luiz Faustino da Costa e 58 mil na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A cidade recebeu o novo Centro Municipal de Reabilitação, com ampliação da oferta em fisioterapia e início do atendimento em terapia ocupacional, inclusive para crianças com transtorno do espectro autista; inauguração da UBS Centro, construção em fase de conclusão das UBS’s ‘As Marias’ e ‘Campo da Santa Cruz’; início das obras da UBS Auta de Souza, das academias da saúde nas Campinas e no Campo das Mangueiras.

Reestruturação da UPA com aquisição de um novo equipamento de raio-x; reforma das UBS’s de Campestre, Vilar, José Coelho e Campo das Mangueiras. Implantação de equipe com atendimento médico diário nos Guarapes e em Capoeiras, e funcionamento até 19h, com equipes Sentinelas nas UBS’s do Campo das Mangueiras e do Potengi.

Funcionamento da unidade móvel médico-odontológica, atendimento itinerante com médicos e dentistas em toda a cidade. Lançamento dos projetos ‘Imuniza Macaíba’, para ampliação da cobertura vacinal em crianças e adolescentes de 0 a 14 anos; e Saúde Quilombola, voltado à comunidade de Capoeiras.

Implantação do ‘Programa Saúde nas Comunidades’, que leva de forma itinerante atendimento médico ambulatorial em comunidades rurais. Realização de 88 cirurgias eletivas de hérnia, de vesícula e de hemorróida de outubro a dezembro. Início de parceria com o LAIS para rastreamento de osteoporose e triagem de pacientes.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Júnior Rêgo, o ano de 2023 foi de grandes avanços na saúde de Macaíba com melhora significativa do acesso a população aos serviços de saúde. “Conseguimos atingir as metas da Gestão com a volta do funcionamento da Unidade Móvel, implantação do programa ‘Saúde nas Comunidades’, a expansão dos serviços nas unidades polos, reforma de laboratório de prótese do Centro Especializado em Odontologia, que desde 2006 não era reformado”.

Assecom PMM

Foto: Edeilson Morais