Saúde de Macaíba emite nota informativa sobre uso de máscara em caso de sintomas respiratórios

Vacinação na comunidade quilombola de Capoeiras. Foto: Edeilson Morais – Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu nesta segunda-feira (04/12) a nota técnica informativa nº 01/2023 que alerta para um possível aumento no número de casos da Covid-19 na nossa cidade, diante da situação epidemiológica já observada no Estado do Rio Grande do Norte. Assim, ressalta-se a importância do uso da máscara em caso de sintomas respiratórios, de realização de testagem e de atualização do esquema de vacinas.

“O documento recomenda que, considerando esse cenário de aumento de número de casos do vírus causador da Covid-19 e de outros que podem causar infecções respiratórias em território potiguar, assim como diante da aproximação das festividades de final de ano que geram aglomerações, que haja realização de testagem para todos os indivíduos sintomáticos respiratórios, passando a ser obrigatório que as unidades de saúde locais tenham esses testes”, afirmou a secretária-adjunta de Saúde, Kelly Lima.

A SMS reitera que disponibiliza testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde, quem desejar realizá-los, deverá comparecer com documentação pessoal e usando máscaras de proteção.

Os testes realizados deverão ser devidamente registrados nos sistemas eletrônicos de saúde, ação necessária para seu monitoramento. Em casos confirmados, o paciente deverá manter os cuidados necessários como uso de máscaras, higienização das mãos e isolamento temporário.