Saúde de Macaíba distribui repelentes a grávidas para prevenção a arboviroses

A Prefeitura de Macaíba por meio da Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde realizou nesta sexta-feira, a entrega de 30 kits de repelentes, contendo 02 unidades, para gestantes do Loteamento Esperança, para minimizar o risco da dengue, chikungunya e principalmente o Zika Vírus que está associado aos casos de microcefalia em bebês quando gestantes contraem a doença durante a gravidez, tornando o uso do repelente essencial.

Os repelentes estão sendo entregues também nas UBS das Campinas, Morada da Fé e Pé do Galo. A ação contemplam as gestantes acompanhadas nas UBS de Macaíba inscritas no Cadúnico.

De acordo com a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, o plano de combate as arboviroses inclui vacinação, que será iniciada na próxima quarta-feira, dia 21, em crianças de 10 e 11 anos, nas UBS do Potengi, Vilar, Campestre, Traíras, Capoeiras e Tapará; o mutirão com os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o controle do vetor Aedes aegypti dentro dos domicílios, como principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika); e mutirão de limpeza realizado entre a secretaria municipal Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a secretaria municipal de Saúde, nos bairros e localidades com maior infestação e acúmulo de entulhos.

“É muito importante que as pessoas procurem as Unidades Polos ao sentir sintomas como febre alta, mal-estar, fadiga e dor no corpo para receberem medicações injetáveis e reidratação, e o caso seja notificado ao Ministério da Saúde”, disse a adjunta da SMS.

A gestante Lilha Cristina de França, 37 anos, disse que já tinha procurado o CRAS para receber os repelentes, e soube que seria entregue na UBS. “Estou realmente maravilhada por receber o kit, que é fundamental para prevenir a dengue e a zyka”.

Foto: Richardson Souza

Assecom PMM