Saúde de Macaíba atende 650 pacientes diagnosticados com glaucoma

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nos dias 28 e 29 de setembro mutirão para atendimento de 650 pacientes com glaucoma para consultas de acompanhamento e entrega dos colírios. A cada três meses esse atendimento é realizado de forma coletiva.

De acordo com a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, o glaucoma é uma doença silenciosa, que aumenta a pressão intraocular e pode causar sintomas como dores e a perda da visão, além de ser uma doença que não tem cura. “É de extrema importância o tratamento e acompanhamento dos usuários que já foram diagnosticados”, disse.

Segundo a adjunta da Saúde, durante o mutirão é feita uma reavaliação, com exame clínico ocular dos pacientes e entregue os colírios, que fazem parte do tratamento para estabilidade da doença. “Além do tratamento, nós também disponibilizamos oftalmologistas na nossa rede, na Policlínica, para garantir um diagnóstico precoce e tratamento imediato de novos diagnósticos em munícipes no nosso território”, disse.

Kelly Lima enfatizou que esse acompanhamento possibilita à SMS perceber se os pacientes com glaucoma tiveram regressão, mantiveram o quadro clínico, ou avançaram nas sequelas que a doença traz. “Esses momentos também são de educação e saúde, para orientarmos esses usuários com relação à patologia”.

A paciente Bianca Silva, 27 anos, moradora de Cajazeiras, descobriu há três anos que possui glaucoma. “A única forma de controlar a doença é usando os colírios e fazendo o acompanhamento. A medicação é muito cara, através dessas consultas eu não preciso comprar”, disse.

Foto: Edeilson Morais

Assecom PMM