São João do Povo 2023 movimenta R$ 20 milhões, aponta pesquisa Fecomércio/RN

O São João do Povo 2023 movimentou R$ 20,4 milhões na economia de Macaíba. Foi o que apontou pesquisa realizada pelo Instituto da Fecomércio/RN (IFC), apresentada na manhã desta segunda-feira (07), na Casa do Empresário, pelo diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio/RN, Luciano Kleiber, com o impacto econômico nas perspectivas dos participantes e dos empresários.

No tocante ao público participante, foram ouvidas 500 pessoas, com o índice de confiança de 95% e 3% de margem de erro percentual para mais ou para menos. A pesquisa mostrou que 69,9% dos participantes são moradores de Macaíba e 30,4% turistas, de 27 cidades diferentes do Estado, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, sendo um gasto médio diário individual dos participantes do São João do Povo foi de R$ 133,93 para os residentes de Macaíba e R$290,22 para os visitantes e turistas; e o gasto médio durante o evento foi de R$ 455,36 pelos moradores e R$ 609,47 dos visitantes e turistas.

Dentre os grandes eventos realizados no Rio Grande do Norte, o valor médio gasto no São João do Povo ocupa a 8ª posição, superando os valores gastos na Festa de Santana de Caicó e o tradicional São João de Assú.

A média de frequência do público durante o São João do Povo foi de 3,4 dias para os residentes no município e de 2,1 para os turistas. Dentre a preferência das atrações, 88,4% do público buscou os shows musicais e 21,2% o festival de quadrilhas juninas.

A pesquisa mostrou que o público avaliou o evento como ótimo e bom nos itens: organização do evento 93,8%, divulgação 93,4%, atrações musicais 92,8%, espaço físico/estrutura do evento 89,9%, segurança 89,4%, limpeza urbana 85,6%, locais de alimentação 83,4%, acesso/trânsito/transportes/ mobilidade, e preços cobrados 41%. Dos participantes, 96% pretendem voltar.

Quanto à percepção dos empresários, a pesquisa abordou 152 empreendedores. Quanto à influência do evento nos negócios foi positiva para 53,9%, e quanto ao tipo de investimentos feitos para o evento, 37,6% realizou a ampliação do estoque e 28,9% aumentou a variedade de itens.

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, ressaltou a importância da parceria da Prefeitura de Macaíba com a Fecomércio/RN, com a apresentação da pesquisa que comprova o sucesso dos eventos realizados pela Prefeitura de Macaíba em nosso município. “Nós temos espaço para crescer ainda mais nesse evento, que está no segundo ano de forma presencial, tivemos um grande sucesso e já estamos caminhando lado a lado aos grandes eventos”, disse.

“Quero partilhar desse sucesso com todos que fazem essa gestão, pois somos um time unido e muito coeso, que trabalha diuturnamente para a realização o sucesso dos eventos como o São João, Natal, Carnaval, e o Aniversário da Cidade, que se avizinha. O investimento que o município faz é o mínimo perante o ganho que a cidade tem, em fomentar a cultura, resgatar as tradições nordestinas e colocar Macaíba no patamar que sempre deveria estar, o dos grandes eventos e da agenda positiva”, concluiu.

Segundo o presidente da CDL, Isaías Revoredo, os eventos festivos realizados na cidade são importantes para a impulsionar a economia local. “Esses eventos movimentam o comércio e os serviços de modo geral, e com os dados apresentados na pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, que é de confiança e referência em pesquisa no Estado, que a gente possa trabalhar para que nos próximos eventos realizados pela Prefeitura os resultados sejam crescentes”.

Para o vice-presidente da Fecomércio/RN, Luiz Antonio Lacerda, a apresentação da pesquisa é de extrema importância para a economia de Macaíba. “Com o resultado da pesquisa, o nosso município pode avançar ainda mais no setor de eventos, pois nosso objetivo é mostrar que a nossa cidade é viva e torná-la conhecida, através dos eventos podemos alavancar também o turismo”, falou.

Presentes secretários municipais e os vereadores Socorro Nogueira, Dadaia Ribeiro, Érika Emídio e Cacau.

Fotos: Ebenézer Nóbrega – Fecomércio/RN

Assecom PMM