Sala do Empreendedor é inaugurada em Macaíba

Como parte da programação Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2023, a Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, inaugurou na tarde desta segunda-feira (22) a Sala do Empreendedor, um espaço que irá ofertar uma série de serviços voltados ao fomento dos micro e pequenos negócios.

A Sala do Empreendedor é viabilizada graças ao suporte do Sebrae, constituindo-se num local próprio para atendimento que facilita os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEIs), como consultoria contábil e empresarial, negociação de débitos com o simples nacional, negociação da dívida ativa, declaração anual, dentre outros.

Acompanhado por representantes de entidades como Sebrae, AGN, CDL Macaíba e Fecomércio/RN, o prefeito Emídio Jr. falou sobre o novo empreendimento: “Fico feliz por estar aqui com este grupo seleto para poder inaugurar a Sala do Empreendedor, e devemos fomentar cada vez o empreendedorismo. Esta questão de empreender é importantíssima que a gente possa incentivar, fazer com que as coisas avancem, com muito trabalho e dedicação. Nossa gestão tem buscado proporcionar que as pessoas consigam buscar o seu desenvolvimento. Por isso, temos investido muito também em cursos profissionalizantes. Queremos ver sonhos se concretizarem, desenvolvendo a nossa cidade e gerando emprego e renda para nosso povo”.

Por sua vez, o analista técnico do Sebrae, Max Bruno, explicou sobre a dinâmica do novo espaço: “Macaíba tem hoje uma Sala de Empreendedor para se tornar referência no Estado em atendimento, pelas boas práticas que vem sendo utilizadas, que inclusive poderá render um selo diamante”. O atendimento será realizado de segunda a sexta das 8h às 17h. Também haverá atendimentos itinerantes através da realização de feiras de empreendedorismo, como já ocorreu recentemente no distrito de Traíras.

Após a inauguração, foram assinados vários termos firmando parcerias entre Prefeitura e Sebrae. Segundo Max Bruno, os termos representam a formalização de parcerias para tornar mais acessível todos os recursos e a assistência técnica de instituições representadas no ato para o fomento do empreendedorismo no município.

As ações da Semana do MEI deste ano tiveram início no sábado passado (20), com um mutirão itinerante na Praça Augusto Severo, com divulgação de serviços, atendimento e orientações sobre microcrédito, e segue até a próxima sexta-feira com palestras, mutirões de atendimento com consultoria, visita técnica a empresas, II Fórum do Empreendedorismo. Instituições parceiras dão suporte à Prefeitura durante o evento, a exemplo de Senac, Casa do Empresário e Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaíba.

A programação completa pode ser conferida aqui: https://macaiba.rn.gov.br/macaiba-recebe-semana-do-mei-2023-a-partir-deste-sabado-20/. A Sala do Empreendedor está localizada na sede da Multisecretaria, Rua Frei Miguelinho, nº 178, Centro, por trás da sede da Prefeitura.

Fotos: Edeilson Morais