Representantes da cultura macaibense debatem prioridades na 2ª Conferência Municipal

Aconteceu nesta segunda-feira (30) a 2º Conferência Municipal de Cultura de Macaíba. Com o tema “Democracia e direito à Cultura”, o evento reuniu representantes de diversas vertentes artísticas e sociais no Pax Club, no centro da cidade. 80 artistas participaram do evento e 4 deles foram eleitos delegados e vão representar o município na conferência estadual.

“A Conferência é uma grande oportunidade para debatermos ações afirmativas para a cultura do nosso município. Os artistas presentes são os atores principais da ocasião, cujo papel primordial é discutir e apresentar as propostas que vão nortear o fortalecimento de todos os segmentos culturais de Macaíba a curto, médio e longo prazo”, explicou o secretário municipal de Cultura, Sérgio Nascimento.

O evento contou com as apresentações do Boi de Reis Pintadinho de Mangabeira, Monólogo sobre Auta de Souza do grupo Nascidos da Cultura, e com a apresentação “Importância da participação social nos projetos sociais” do grupo Filhos da Arte. Na sequência o evento contou com as palestras de Teotônio Roque, jornalista e produtor audiovisual, e Danielle Vasconcelos, doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN.

Os participantes da Conferência se dividiram em seis eixos temáticos e elaboraram propostas para a cultura em Macaíba. “Em cada eixo, os artistas vão estar colocando suas propostas para a cultura e nós vamos levar para o Estado e, consequentemente, levar para Brasília, na Conferência Nacional que acontece em março do ano que vem”, explicou Sérgio.

O evento contou também com a presença da vereadora Erika Emídio; do secretário adjunto de Cultura, Marcelo Augusto; de representantes de grupos sociais como os povos de terreiros, povos ciganos e da comunidade quilombola de Capoeiras.