Projeto de ginásticas artística e rítmica de Macaíba passará por ampliação

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza na Vila Olímpica de Macaíba, o Projeto ‘Jovem Promessa da Ginástica’, que atende atualmente 194 crianças, de 06 a 14 anos, em parceria com a Federação Norte-Riograndense (FNG) e a Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial da ginástica brasileira, com a marca, Loterias Caixa.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Sócrates Garcia, a modalidade começou no município em 2017, com ginástica rítmica, já em parceria com a Caixa, e a partir de 2021 passou a contemplar ginástica artística. “Esse é o projeto da nossa secretaria que tem mais alunos, e um dos mais premiados, com vários títulos estaduais e nacionais”.

O secretário informou que o projeto será ampliado, e processo já está em tramitação. “Vamos iniciar a reforma do ginásio da ginástica, construir salas, vestiário e uma arquibancada. Dessa forma vamos acolher melhor nossas atletas e poder comportar melhor o público nos eventos promovidos desse esporte”, informou.

Segundo o professor João Marcos da Silva, o projeto atende alunos da rede municipal e particular de ensino de Macaíba, no contraturno das atividades escolares, e para ingressar, a criança passa por uma avaliação física e de capacidade. “Os treinos ocorrem em três níveis, nível 1, para iniciantes, nível 2, para intermediários, de 06 a 09 anos, e a equipe, com os alunos de alto rendimento até 14 anos. A aula para os níveis 1 e 2 são de 50 min, e o treinamento da equipe dura 2h30”.

O professor informou que a prefeitura disponibiliza o ginásio na Vila Olímpica, a coordenadora, um professor e três estagiários, e o transporte com rota saindo da sede da prefeitura, passando por Lagoa Grande, Mangabeira, Vila São José e Olímpio Maciel. “A FNG disponibiliza dois professores e o fardamento é dado pelo Caixa”, disse.

A aluna do projeto, Ester Maíza, 12 anos, contou que faz parte da equipe e iniciou na ginástica em 2017, e já tem títulos nacionais e nacionais. “Amo treinar é minha paixão. No último estadual fiz uma série limpa e fiquei em primeiro lugar no salto, que é minha especialidade”, disse.

Foto: Edeilson Morais

Assecom PMM