Projeto CheckMate ganha novo polo e abre matrículas para 2024

Um dos maiores e mais premiados projetos de xadrez do Rio Grande do Norte acaba de ganhar mais um polo neste início de 2024. O CheckMate agora também está disponível para ofertar aulas gratuitas da modalidade nas instalações da Praça da Juventude. Atualmente, mais de 120 alunos e alunas fazem parte do projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que teve a sua implementação no ano de 2021, com seu primeiro polo, situado na Rua Prudente Alecrim, nº 20, Centro.

As aulas são totalmente gratuitas e acontecem em regime de contraturno (quem estuda de manhã em sua escola de origem, tem a aula de xadrez durante a tarde, e vice-versa), e o público-alvo do projeto é composto por crianças e adolescentes da rede pública de ensino a partir dos 7 anos de idade, mas pessoas de qualquer faixa etária podem se inscrever. Novas matrículas estão sendo feitas.
Para matricular o seu filho, o pai ou responsável deve procurar o polo central portando um documento de identificação do aluno e o comprovante de residência.

“Esse projeto é um orgulho para gente porque só falando de JERNS (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte), se o clube do CheckMate fosse uma escola tinha ganhado quase metade dos prêmios disponíveis. Então, além de ser uma ferramenta pedagógica importante, é um projeto que tem dado muitos resultados. É sucesso total!”, descreveu o secretário de Esporte e Lazer, Sócrates Garcia.

Alguns praticantes falam sobre suas experiências com o projeto e um pouco de seus históricos recentes de conquistas na modalidade, como é o caso de Laura Barbosa: “Tenho 13 anos, jogo há quase 6 anos, e o xadrez mudou muito minha vida, meu desempenho escolar, no sentido de concentração. No ano de 2023, eu fui pela segunda vez campeã dos JERNS (atleta ouro), fui campeã no sub-14 do torneio Onofre Lopes e também no sub-14 do SESC”, relatou.

Por sua vez, Luiza Karollyne, 16 anos, expressou: “Comecei a jogar muito pequena. Ingressei no IFRN e tiver a oportunidade de jogar no Intercampi, onde me classifiquei para a fase regional, indo para a nacional, onde consegui o primeiro lugar por equipes e o terceiro no individual. Consegui em 2023 também o primeiro lugar nos JERNS (individual e por equipes).”. Luiza ainda contou que o xadrez ajudou em seu desempenho escolar porque se trata de um esporte que exige bastante dedicação para evoluir e trabalha bastante a parte intelectual.

Pais de alunos também expressaram sua opinião, a exemplo de Bruno Brito, que tem dois filhos que praticam xadrez: “Rapaz, melhorou muito! Na parte do comportamento, leitura, concentração. O xadrez desenvolveu muitas áreas nas minhas crianças, que já participaram de campeonatos em Macaíba e nos Jerninhos, ganharam títulos e medalhas. Eu também já fiz parte desse projeto. Já conheço. Eu acho que o futuro deles vai ser excepcional”.

Fotos: Edeilson Morais