Projeto CheckMate amplia abrangência do Xadrez em Macaíba

Criado pela parceria entre o Núcleo Enxadrístico de Macaíba (NEM) e a Prefeitura, mediante a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o projeto CheckMate surgiu para ampliar a abrangência do Xadrez em nossa cidade, uma atividade conhecida por ser “um esporte de mente”, que potencializa a concentração e aprimora o raciocínio de seus praticantes.

De acordo com o titular da SMEL, Sócrates Garcia, as atividades do CheckMate deste ano de 2023 terão início oficialmente a partir do dia 1º de agosto na sede do NEM, situada na Rua Prudente Alecrim, nº 33, Centro.

A SMEL já vem conduzindo exclusivamente o projeto com recursos próprios desde 2021 e tem sido bastante premiado com relação aos resultados. “Agora, com o convênio conseguido através de emenda parlamentar, poderemos ampliá-lo para as escolas, tanto da zona urbana quanto da zona rural, em parceria com a Secretaria de Educação, e captar os talentos, pois sabemos que Macaíba é um celeiro.”, destacou Sócrates.

“O Xadrez tem se desenvolvido cada vez melhor. Minha filha faz parte e joga desde 2018 com apenas 7 anos e vem cada vez gostando. É uma excelente aluna, e aqui temos muitos outros excelentes alunos, bem concentrados, estudiosos, porque uma coisa leva à outra.”, declarou Ana Paula Barbosa, coordenadora geral do CheckMate.

“Serão oferecidas inicialmente 100 vagas para enxadristas do nível inicial até o mais avançado com a assistência de 8 monitores, de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino, e nos sábados haverá treinamento para os jogos escolares do Rio Grande do Norte.”, explicou o professor Jussier Cabral.

Torneio de Xadrez

Neste sábado (15/07), a partir das 9h, será promovido um torneio com dezenas de jogadores na sede do NEM, competição que acontece mensalmente e que se constitui numa forma não só de promover o trabalho do núcleo, como também promover o intercâmbio entre jogadores de locais e de outras cidades. As inscrições são gratuitas e poderão concorrer enxadristas de qualquer categoria de idade ou nível de rendimento a partir dos 8 anos. Os resultados serão divulgados nos canais da Prefeitura na próxima segunda-feira (17/07).

Crédito da imagens: Assecom/Edeilson Morais