Programa Saúde nas Comunidades amplia atendimento médico na zona rural de Macaíba

A Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria de Saúde (SMS), iniciou o ‘Programa Saúde nas Comunidades’, que leva de forma itinerante atendimento médico ambulatorial em comunidades rurais, com a finalidade de ampliar o acesso da população às consultas médicas. O atendimento é realizado de segunda a sexta, de 7h30 até às 12h, conforme o cronograma de cada localidade.

De acordo com a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, o município de Macaíba possui grande extensão territorial e um número considerável de comunidades na zona rural, o que dificulta o acesso à saúde. “Macaíba é um município da Região Metropolitana com características específicas, pois possui muitas comunidades rurais, queremos diminuir as barreiras ao profissional de saúde nessas comunidades, garantir o acesso à saúde sob a ótica de pensar todo território”, disse.

O ‘Programa Saúde nas Comunidades’ faz parte de uma série de iniciativas que busca ampliar o acesso à saúde em todo o município. “Ampliamos nesta gestão, os pontos de apoio (anexos), das Unidades Básica de Saúde para atender a população, e agora os macaibenses também podem contar com o atendimento médico regular, dentro da comunidade, próximo às suas residências, resolvendo problemas de saúde e ampliando o diagnóstico precoce”, disse.
Nas comunidades nas quais não há anexos, o atendimento médico é realizado em associações ou equipamentos da comunidade. “Por dia são feitas uma média de 28 consultas, com as urgências e as pré-agendadas pelos agentes comunitários da localidade”, falou a secretária adjunta.

Kelly Lima informou que o programa teve início no mês de julho, com o atendimento de um médico visitando as comunidades, e no mês de agosto passou a contar com dois profissionais.

De acordo com o médico Leno Góes Delgado de Medeiros, com o projeto de medicina itinerante, a Prefeitura de Macaíba começou a levar médicos para áreas que eram desassistidas. “As UBS não conseguem atender toda a demanda, agora eu e o outro médico, estamos dando essa assistência e levando a medicina para pacientes que teriam muita dificuldade em ir aos postos de atendimento. É muito relevante para a comunidade, e com certeza com o tempo vamos melhorar os indicadores de saúde da nossa cidade”.

Para o morador do sítio em Lagoa do Lima, Damião Silva de Lima, 48 anos, o atendimento é muito bom e facilita bastante para quem mora nas comunidades rurais. “Antes o atendimento médico era apenas no Centro, agora além de ser perto de casa é mais eficiente”, disse Damião Silva satisfeito.

De acordo com o cronograma as comunidades são atendidas em dias fixos, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal. O médico Guilherme de Paula Chaves atende as comunidades: assentamento José Coelho, Mata Verde, Guarapes, Curralinho e Japecanga, Recanto Verde, Barro Branco, Betúlia, e na Vila Olímpica, onde atende os moradores do Loteamento Liberdade, Cajarana, e nas UBS’s Centro e Morada da Fé.

O médico Leno Góes Delgado de Medeiros atende nas comunidades de Tabatinga, Curral das Juntas, Pé do Galo, Lagoa do Lima, Retiro, Rua da Palha, Lagoa do Mato, Félix Lopes e Novo Alecrim. Já na comunidade Quilombo dos Palmares, os pacientes são transportados para UBS de Riacho de Sangue pela SMS para serem atendidos pelo médico.

Foto: Geraldo Neto

Assecom PMM