Profissionais de Saúde de Macaíba participam de capacitação sobre tuberculose

A Prefeitura Macaíba por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 12, capacitação para os médicos e enfermeiros da atenção primária em saúde sobre ‘Diagnóstico, tratamento e notificação da tuberculose na Atenção Primária a Saúde”, no Pax Club pelo enfermeiros sanitaristas Eduardo Mota e Valéria de Melo, do Programa Estadual do Controle da Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Gislainhy Pires devido ao concurso quase toda a equipe foi modificada e é necessário atualizar o manejo clínico da tuberculose com os profissionais que chegaram. “Os casos de tuberculose que eram atendidos no Giselda Trigueiro, agora o município precisa atender a sua própria demanda, disse”.

Segundo o enfermeiro sanitarista da Sesap, Eduardo Mota a capacitação vai fazer a atualização clínica do controle da tuberculose e avaliar os indicadores epidemiológicos da doença, desde a notificação até a cura. “No Estado, tivemos no ano passado o maior números de casos notificados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), com 2032 casos, e em Macaíba houve decréscimo de notificações”, disse.

Eduardo Mota falou da importância da atualização e de identificar algum problema no diagnóstico da doença. “O serviço de saúde precisa estar capacitado para identificar os casos de tuberculose precocemente, para o paciente não ter sequelas e contaminar sua comunidade, pois se trata de uma doença infecto contagiosa, com transmissão por vias aéreas”.

Assecom PMM