Professores participam de Formação Básica em Primeiros Socorros

Os professores da rede municipal de ensino de Macaíba começaram, na tarde desta terça-feira (16), a participar da Formação Básica em Primeiros Socorros oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A formação acontece em conformidade com a Lei Lucas (13722/18) e vai abranger gradativamente todos os professores do município. Cerca de 37 profissionais estão participando da primeira turma.

Ministrada pelo Bombeiro Civil e Socorrista, Francinildo Nascimento, a formação tem continuidade nesta quarta-feira. “Hoje nós tratamos sobre procedimentos e protocolos de primeiros socorros. Amanhã nós iremos realizar as partes práticas, como manobras de desengasgos e vamos simular algumas situações de emergência, onde eles vão executar procedimentos como imobilização, pequenos curativos e como acionar o serviço móvel de urgência”, explicou ele.

A Formação está sendo organizada pela Coordenadora de Formação Permanente, Aldenira Torres, e pela Coordenadora de Educação Infantil, Josia Bezerra. De acordo com a Secretaria, 43 kits de primeiros socorros serão distribuídos para as unidades escolares do município. A atividade aconteceu no auditório da Escola Estadual Auta de Souza.

A diretora do CMEI Prof Enedina Augusta Bezerra, Graça Feitosa, aprovou a iniciativa. “A formação está sendo muito boa. Está sendo muito proveitosa e vai contribuir nos tornando multiplicadores desse conhecimento, principalmente para nós que trabalhamos com crianças pequenas”, comentou ela.

Professor recém-convocado, Arthur Oliveira, está aprendendo a lidar com situações emergenciais. “Eu nunca tinha participado de uma formação com esse tema. Eu achei que foi muito proveitoso, muito relevante. A gente que está trabalhando com crianças todos os dias, podem acontecer situações de emergência e no momento de necessidade é importante ter esse conhecimento”, comentou ele.