Primeiro livro de História do Rio Grande do Norte completa 100 anos

Lançado originalmente em 07 de novembro de 1921, o livro de Augusto Tavares de Lyra “História do Rio Grande do Norte” completou 100 anos de publicação neste domingo (07). Primeiro livro de história do RN, a obra é um clássico da literatura estadual e retrata o estado no período colônia, império e princípio da república.

“A pesquisa para o livro foi meticulosa, utilizando diversas fontes para fundamentar a sua escrita. Na cronologia o livro de Augusto Tavares de Lyra foi o primeiro, seguido pelo de Francisco da Rocha Pombo e Luiz da Câmara Cascudo. Os três formam a trilogia fundamental para quem pesquisa a história potiguar”, afirmou o secretário adjunto de Cultura de Macaíba, Anderson Tavares de Lyra.

Natural de Macaíba em 25 de dezembro de 1872, Tavares de Lyra foi Governador do Estado, Ministro da Justiça no governo Afonso Pena; Ministro da Viação e Obras Públicas no governo de Venceslau Brás; deputado e senador durante a República Velha. Em Macaíba, tem seu nome homenageado em um bairro, no fórum da cidade e na maior comenda do município, o Mérito Tavares de Lyra, outorgada privativamente pelo prefeito da cidade.

Para comemorar a data, a secretaria municipal de Cultura e Turismo fará uma exposição sobre o centenário durante o III Encontro de História de Macaiba, nos próximos dias 01, 02 e 03 de dezembro.