Prefeitura recebe sementes para distribuição aos pequenos produtores rurais

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAPE) começou a receber as sementes de milho e feijão do Programa Banco de Sementes, da EMATER, por meio da Secretaria de Agricultura do Governo do Estado. Neste ano, o município vai distribuir 600 sacos de 10 kg de feijão e outros 600 sacos de 10kg de milho para os pequenos agricultores.

A distribuição das sementes deve acontecer em cada um dos 32 bancos de sementes distribuídos nas diversas comunidades rurais de Macaíba. “Na gestão do Prefeito Emídio Jr foram abertos mais 11 bancos. Isso deu um salto significativo na quantidade de sementes que o município receberá este ano”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Cícero Militão.

Os agricultores de Traíras serão os primeiros a receber as sementes já na semana que vem. Para ter acesso ao programa, os agricultores devem estar cadastrados no Programa Banco de Sementes, gerido pela EMATER. O agricultor que não estiver cadastrado deve procurar o responsável pelo banco de sementes da sua comunidade e assinar a lista. Neste ano, o programa vai atender mais de 1.200 agricultores.

Ainda de acordo com o secretário, a estratégia agora é montar bancos de sementes também no centro urbano. “Existe uma produção de alimentos na zona urbana e estas comunidades também podem vir a ser atendidas com o Programa Banco de Semestre”, afirmou ele.