Prefeitura realiza quase 1.200 pequenas cirurgias na Policlínica de Macaíba

A Prefeitura Municipal de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 1.144 pequenas cirurgias, na Policlínica Doutor Luiz Faustino da Costa, de outubro de 2022, quando o novo serviço passou a ser disponibilizado à população, a setembro de 2023. Os procedimentos são realizados todas as quintas-feiras com o objetivo de atender a demanda da dermatologia.

De acordo com o médico Ronaldo de Oliveira Teixeira são realizados retirada de sinais, nevos, gomos, linfomas, cistos sebáceos; biopsia para diagnósticos de câncer, hanseníase e psoríase. “Estamos atendendo pacientes que esperam anos para fazer esses procedimentos, com duração de apenas 10 minutos. Muitos pacientes nem imaginam os benefícios dessas cirurgias, removemos sinais com possibilidade de diagnóstico maligno”, disse.

O médico informou que são atendidos em torno de 40 pacientes, para avaliações, diagnósticos e pequenas cirurgias. “Realizamos cerca de 15 procedimentos cirúrgicos nas quintas-feiras”, finalizou.

Para realizar os procedimentos os pacientes são encaminhados pelo clínico geral, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a Central de Marcação para especialistas e avaliações.

O morador do conjunto IPE, Francisco Dutra de Queiroz, 58 anos, disse que a dermatologista pediu urgência no seu diagnóstico. “Fiz a consulta na quarta com a dermatologista e no outro dia fiz a avaliação para marcar a biópsia, que foi marcada em 15 dias. Eu vim para fazer a biopsia e o médico já removeu o sinal completamente. Agora vou aguardar o resultado da biopsia”, disse.

Foto: Edeilson Morais

Assecom PMM