Prefeitura realiza mutirões de combate à dengue na zona urbana de Macaíba

A Prefeitura de Macaíba, por meio do Centro de Controle em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma série de mutirões de enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus, na última segunda-feira (3). Os mutirões começaram pelo bairro Auta de Souza e as localidades Loteamento Bom Sossego, Loteamento São José, Rua do Fio e Olímpio Maciel.

Os mutirões serão feitos diariamente de forma simultânea durante os meses de julho e agosto de 2023. Os novos agentes de endemias aprovados e convocados no último concurso público feito pela Prefeitura estão trabalhando na ação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Rio Grande Norte foram registrados mais de 8 mil casos prováveis das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em 2023, até a última segunda-feira (3).

A população pode auxiliar no enfrentamento à proliferação do mosquito com medidas simples, entre elas, a eliminação dos locais com água parada que podem servir como foco: pneus em áreas descobertas, vasos de plantas, calhas e lajes. O recebimento da visita dos agentes de endemias também é uma ação fundamental e, em caso do aparecimento de sintomas relacionados às doenças transmitidas pelo mosquito como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, é recomendável procurar um médico.

Foto: Edeilson Morais