Prefeitura promove 1º Fórum LGBTQIAP+ da história de Macaíba

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), realizou o 1º Fórum LGBTQIAP+ de Macaíba, na manhã de terça-feira (27), no Arco-íris Recepções. A iniciativa faz parte das ações previstas na Lei nº 2.192/2021, sancionada pelo prefeito Emídio Jr e oriunda de um projeto de Lei da vereadora Dadaia Ribeiro, que estabelece a implementação de estratégias de visibilidade da comunidade LGBTQIAP+ no município.

O evento faz parte da celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado em 28 de junho e proporcionou a discussão sobre políticas públicas para atender a comunidade em diversos segmentos da administração pública, entre elas, ações de Saúde, Cultura e Assistência Social. Depoimentos de integrantes da comunidade relatando os vários e diversos tipos de preconceito e violência que sofreram em suas experiências pessoais e reafirmando a luta por direitos também fizeram parte do Fórum, que contou com uma apresentação musical de Ionillo Ribeiro e Luan Libório.

O secretário-adjunto de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Eriberto Freire, destacou o empenho da administração em realizar novas ações. “Que a comunidade possa se fortalecer cada vez mais. Tenham plena convicção que a administração trabalha para que todas e todos tenham uma vida digna e de qualidade”, declarou o secretário. A diretora-geral do DiversiMac, organização não-governamental de apoio à comunidade, Ana Maria Santana, enfatizou sobre a importância da iniciativa. “A gente vai continuar na batalha e em parceria com a Prefeitura. Quero agradecer de coração a todos vocês e a toda a classe política que nos apoia”, disse.

No evento também estiveram presentes as vereadoras Dadaia Ribeiro, Erika Emídio, Socorro Nogueira, Rita de Cássia e o vereador Tafarel Freitas; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento e o secretário-adjunto da pasta, Marcelo Augusto Bezerra; a secretária municipal de Planejamento, Karol Romana; Thiago Bernardo e Yohanne Mendes, integrantes do DiversiMac e a presidente do grupo, Gleissy Anny da Silva; a diretora da UPA de Macaíba, Roberta Guilhermina e a diretora-executiva da Policlínica Municipal, Mariana Xavier; Leovictor Alves e Pedro Levi, pesquisadores do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDH-UFRN); Alex Rodrigues, técnico da Semthas e advogado e Ivana Bigois, advogada da Semthas e Marianna Barreto, coordenadora de Planejamento da Secretaria.

Fotos: Edeilson Morais