Prefeitura inicia distribuição de sementes do programa Banco de Sementes

Serão 1.200 sacos de sementes de milho e feijão distribuídos gratuitamente para agricultores do município

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Semape), iniciou a distribuição de sementes de milho e feijão do programa Banco de Sementes, em ação realizada no distrito de Traíras, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, nesta quarta-feira (29). O programa Banco de Sementes da Emater-RN é realizado em parceria com a Prefeitura.

O prefeito Emídio Jr esteve presente na ocasião ao lado dos secretários municipais de Agricultura, Cícero Militão e de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio e os representantes da Emater, Ítalo Thayrone de Assunção Braga e Luzia Cláudia Alves Maia. O programa da Emater-RN é realizado em Macaíba com a parceria da Prefeitura.

Os agricultores do polo de Traíras, que atende o distrito e as comunidades de Sucavão e Umari, foram os primeiros a receber as sementes. A distribuição será realizada nos bancos de sementes presentes em Macaíba.

No início da atual gestão, Macaíba tinha 21 bancos de sementes. Durante a administração, o município chegou a 32 bancos na zona rural, e agora, com a abertura de oito bancos na zona urbana, Macaíba terá 40 bancos de sementes.

No total, serão 1.200 sacos a serem entregues para os pequenos agricultores, sendo 600 sacos contendo 10 kg de feijão e outros 600 sacos contendo 10 kg de milho.

Durante a ação, o prefeito destacou a busca da administração municipal por iniciativas que beneficiem a população macaibense.”Vamos continuar focados, irmanados, buscando ações em benefício da nossa população, da zona urbana e rural de nosso município. E que Deus possa abençoar a todos nós para que a gente tenha um ano de 2023, próspero, feliz e com muita colheita”, declarou o prefeito.

Para ter acesso à distribuição, os agricultores devem estar cadastrados no programa Banco de Sementes, gerido pela Emater-RN. O agricultor que não estiver cadastrado deve procurar o responsável pelo programa em sua comunidade e assinar a lista.

Fotos: Edeilson Morais