Prefeitura faz a abertura oficial da Semana da Pátria 2023

A abertura oficial da ‘Semana da Pátria 2023’ foi realizada na manhã desta sexta-feira, 01 de setembro, no Palácio Auta de Souza, sede da Prefeitura de Macaíba. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com as demais secretarias com o tema ‘Todos Iguais: Do Respeito à Diversidade ao direito à Dignidade de Ser Humano’, que foi abordado no Projeto Pedagógico Anual, da rede municipal de ensino.

A solenidade foi aberta oficialmente com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e de Macaíba pelos secretários de Assuntos de Governo, Edvaldo Emídio, de Educação, Ademar Júnior, e pelo vereador Jailson Brito, ao som do hino nacional, tocado pelo artista macaibense Robertinho do Acordeon. Na sequência, houve a apresentação ‘Herdeiros de uma pátria’, com os alunos das Escola Municipal Augusto Severo e ‘Respeito às Diversidades’ com os alunos da Escola Municipal José Arinaldo Alves.

O prefeito de Macaíba Emídio Júnior parabenizou toda a equipe da Secretaria de Educação, desde a equipe central até os que estão nas escolas, e falou da importância da comemoração da Semana da Pátria para Macaíba. “Essa semana vamos reafirmar o nosso compromisso de civilidade, de amor à nossa Pátria. Momento esperado pelos alunos da nossa rede com as diversas atividades que acontecem nas escolas e com o desfile cívico”, finalizou.

De acordo com o secretário de Educação, Ademar Silva Júnior, a Semana da Pátria é um momento de união em que todos os brasileiros, independentemente de origens ou crenças, se unem em torno de um objetivo de fortalecer os laços como povo e como nação. “Ao longo dessa semana, temos a oportunidade de refletir nossa identidade enquanto nação, reafirmar nosso compromisso na construção de um Brasil melhor. É através da educação que transmitimos às crianças, jovens e adultos valores éticos, sociais e patrióticos, e nesta semana, convidamos a todos a refletir sobre o papel que desempenhamos na construção de uma sociedade mais justa, igualitária com inclusão social e equidade”, afirmou.

Dentro da programação da Semana da Pátria, acontece neste domingo, 03 de setembro, a 52ª edição do desfile cívico, que é o ápice das celebrações, a partir das 15h, com percurso iniciando na avenida Mônica Dantas, com continuidade na rua Nossa Senhora da Conceição e finalizando na Rua Dr. Pedro Velho, no Centro, e do dia 04 a 07 de setembro a programação segue nas escolas.

O evento contou com a presença dos vereadores Jailson Brito, Ismarleide Duarte, Rita Oliveira, Ana Catarina, Tafarel Freitas, Aluízio Silvio, Zeca da Pesca e a vice-presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Erika Emídio e dos Secretários Municipais Júnior Rêgo (Saúde), Rondinelli Dantas (Segurança), Roberto Borges (Procurador Geral do Município), Auri Simplício (Desenvolvimento Econômico), Billy Jean (Meio Ambiente), Odilon Benício (Tributação), Sérgio Nascimento (Cultura).

Também prestigiaram a abertura da Semana da Pátria a presidente da Fundação Oikos, Edilma Dantas, os padres José Lima de Brito e João Maria Dias, o Major Felipe e subcomandante Major Santos, do 11° Batalhão da Polícia Militar de Macaíba, gestores, coordenadores, professores e alunos da rede municipal de educação.

Foto: Edeilson Morais

Assecom PMM