Prefeitura e SENAC/RN apresentam diagnóstico do Desenvolvimento Econômico de Macaíba

Na manhã desta segunda-feira (30/10), a Prefeitura de Macaíba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RN) apresentaram o diagnóstico contendo a análise situacional do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) em nosso município. Esta foi mais uma etapa da efetivação desse sistema, mais precisamente a terceira, buscando identificar as potencialidades e oportunidades, bem como possíveis obstáculos e pontos fracos, que podem ser encontrados durante as etapas de implantação do DEL.

Os principais destaques foram: Indústria, Comércio e Agricultura. Para chegar a este resultado, foi realizado um minucioso levantamento no município por uma consultoria especializada que indagou representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil, dos mais variados perfis sociais, etários e econômicos com questões abertas e fechadas voltadas aos quatro eixos da Metodologia DEL: Governança, Economia, Sociedade e Ambiente.

“Este diagnóstico é muito importante, pois irá nos nortear para a realização de obras e serviços que possam cada vez mais melhorar a vida da população macaibense.”, declarou o prefeito Emídio Júnior, em seu discurso logo após a apresentação feita pelo consultor do DEL-SENAC/RN, Eric Dias. O gestor municipal destacou o fomento da economia nos próximos anos com a captação de empresas de energias renováveis, obras de infraestrutura e um calendário permanente de eventos culturais da cidade.

“Estamos implementando essa metodologia que visa criar uma estrutura de governança, onde os atores serão representantes dos setores público e privado para planejar e, estrategicamente, de forma participativa, o desenvolvimento econômico de Macaíba. Estamos na fase de análise situacional, fazendo pesquisas de percepção da população sobre diversos eixos. A partir disso, vamos estruturar a execução do plano.”, explicou Eric Dias.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Santos Dumont (ISD) e contou com a participação de representantes do Poder Público Municipal, da comunidade científica e academia, empresários, comerciantes e organizações não governamentais (ONGs). No ensejo, também esteve presente uma caravana de diretores do SENAC de vários estados do Nordeste, que visitou importantes instalações e conheceu as potencialidades para o presente e para o futuro de Macaíba, como Distrito Industrial, Instituto Santos Dumont (ISD), Parque Tecnológico (PAX), Vila Olímpica e Solar Ferreiro Torto.

Para ser totalmente implantando, o DEL precisa concluir sete etapas. Na próxima etapa, haverá o treinamento dos atores que integram o programa, com vistas ao desenvolvimento das ações. É nessa etapa que ocorrem a institucionalização e a governança, estruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e quando são elaboradas as diretrizes e compostas as câmaras técnicas. A última etapa consiste na apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE), que será gerido por membros da Prefeitura, do empresariado e das ONGs locais.

Fotos: Edeilson Morais