Prefeitura e Senac entregam certificados aos quilombolas concluintes do curso de Turismo de Base Comunitária

A tarde desta quarta-feira (10/01) foi um dia de comemoração para os 24 alunos quilombolas concluintes do curso de Turismo de Base Comunitária, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Macaíba em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na comunidade de Capoeiras, zona rural do município. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no pátio do Museu Solar Ferreiro Torto.

O referido curso teve uma carga horária total de 80 horas e foi viabilizado graças ao Programa Senac de Gratuidade, com as mediações da secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Turismo, com suporte Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, que tem a participação da Fecomércio/RN.

“O Turismo de Base Comunitária é um modelo de gestão do turismo que visa despertar o interesse da comunidade para ser protagonista da atividade turística. Então, é uma prática do turismo com enfoque na sustentabilidade, no protagonismo local e no desenvolvimento local, onde a comunidade decide coletivamente sobre quais são os pontos turísticos devem ser evidenciados. Capoeiras tem uma rica história, uma cultura quilombola e faz parte do segmento que é o turismo étnico e cultural.”, explicou Eric Dias, instrutor do Senac e consultor do Programa DEL.

Foi um momento de emoção e realização para os concluintes, conforme resume a senhora Maria das Graças Barbosa: “O curso veio dar para a gente uma visão melhor nessa questão de receber as pessoas. Eu fiquei muito feliz em fazer esse curso, até porque é estudando que a gente aprende. Temos a intenção de criar projetos para dar continuidade ao que vimos no curso, que são o Boca da Noite, o Aconchego Quilombola e a Bodega Quilombola, para que possamos divulgar nossa cultura, acolher e hospedar pessoas, e vender nossos produtos, como culinária e artesanato.

A cerimônia de entrega contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Macaíba, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Rio Grande do Norte e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN).

Fotos: Maxson Savelle