Prefeitura e Inframerica buscam soluções para presença de animais soltos a caminho do aeroporto

Reunião com gestores no aeroporto Aluízio Alves.

Nesta quarta-feira (10), equipes da secretaria municipal de Agricultura (SEMAPE) e da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) participaram de uma reunião com membros da Inframerica, administradora do Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O objetivo da reunião foi discutir e alinhar estratégias a respeito da presença de animais soltos às margens das rodovias que levam até o aeroporto.

Além da presença de animais às margens das rodovias, o coordenador de Meio Ambiente da Inframerica, Veríssimo Vidal, apontou possíveis áreas irregulares de descarte de lixo, abatedouros ilegais e animais mortos como potenciais problemas que podem atrair aves de grande porte para a rota de voo e causar acidentes.

O secretário da SEMAPE, Cícero Militão, demonstrou preocupação com o tema. “Nós queremos somar forças. Resolver essas questões que são de interesse da gestão. Todas as vezes que for necessário, nós estaremos presentes. O que nós queremos é evitar acidentes e proteger vidas”, afirmou ele.

Diante disso, os gestores alinharam que devem intensificar a fiscalização nessas áreas, notificar e multar os proprietários que estejam descumprindo as orientações, além de formalizar o uso de um caminhão boiadeiro para realizar a captura dos animais soltos nessas áreas.

Também participaram da reunião o Chefe do Setor de Fiscalização da SEMURB, Homero Suassuna; o Diretor de Produção Vegetal da SEMAPE, Mario Victor; membros da prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante e da EMATER.