Prefeitura e EAJ discutem parceria para criação de ferramenta para o cadastro do Programa Corte Terra

Um programa de computador pode auxiliar o cadastramento e impedir a possibilidade de fraudes no Programa Corte de Terra 2023. Foi o que discutiram a Secretaria Municipal de Agricultura de Macaíba (SEMAPE) e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), na última quinta-feira (12).

A ferramenta poderá ser usada para garantir que não haja cadastramento, por exemplo, de marido e esposa ou mais de dois integrantes da mesma unidade família. O sistema também não permitirá que um lote registrado seja cadastrado acima de sua capacidade. “Além disso, a ferramenta impedirá qualquer forma de fraude cadastral e possibilitará que o comprovante (vale) seja emitido na hora e entregue ao agricultor”, afirmou o secretário da SEMAPE, Cícero Militão.

Segundo o secretário, o Corte de Terra é o maior programa em termos de alcance social e alocação de recursos próprios da prefeitura. “É de extrema importância que a otimização do uso de cada centavo aplicado neste programa seja usado de forma responsável”, comentou Cícero.

“Nós temos o aval do nosso Prefeito e sabemos o quanto a participação da EAJ-UFRN na elaboração dessa ferramenta trará mais respeito e valorização para este Programa tão importante. Só esse ano, a prefeitura garantiu um investimento de quase 1 milhão de reais. Isso é histórico pois nunca uma administração investiu tanto na agricultura do nosso município”, completou Militão. A expectativa é que em dezembro deste ano a ferramenta já esteja sendo utilizada pela secretaria para o cadastramento do Corte de Terra 2023.