Prefeitura de Macaíba trabalha durante todo o domingo para conter os efeitos do temporal que caiu sobre a cidade

Ontem, domingo (03/07), a Prefeitura de Macaíba, através de uma força tarefa composta por várias secretarias, realizou diversas ações emergenciais no sentido de conter os transtornos causados pelas fortes chuvas que começaram a cair sobre a cidade desde as primeiras horas do dia, que chegaram a 113 milímetros, segundo dados colhidos junto ao Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte – IGARN, que também aponta que a Barragem de Tabatinga está com 21% de seu volume preenchido na medição feita durante a manhã de hoje, segunda-feira (04/07).

As ações buscaram o objetivo de reduzir riscos e danos sofridos pela população. As secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, Segurança e Defesa Civil, e Trabalho e Assistência Social começaram os trabalhos desde cedo, desobstruindo bueiros e recolhendo entulhos, árvores caídas e prestando todo o auxílio às famílias que foram atingidas pelos efeitos do temporal.

Por sua vez, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social providenciou abrigo para 04 famílias no Centro de Convivência de Idosos – CCI. Outras 30 famílias estão recebendo alimentos. O Departamento de Trânsito seguiu o dia interditando trechos críticos das vias. Enquanto isso, a Defesa Civil conferindo os locais mais vulneráveis, como aqueles com ocorrência de alagamentos, enchentes, erosões e outros perigos.

No início da noite, o prefeito Emídio Jr. realizou uma reunião emergencial para fazer um balanço das várias ações realizadas ao longo do dia e o planejamento para outras que viriam a ocorrer durante a noite, como o uso de caminhões sugadores. Ainda, na tarde do domingo, o prefeito Emídio Jr. ao lado dos secretários de Segurança Pública e Defesa Civil, Meio Ambiente e Infraestrutura fizeram uma visita à Barragem de Tabatinga, onde foi constatado que o reservatório não se encontra em situação preocupante.

A reunião emergencial contou com a presença do chefe de gabinete, Raimundo Luiz, dos secretários municipais João Batista (Segurança e Mobilidade), Billy Jean (Meio Ambiente e Urbanismo), Vitor Aguiar (Infraestrutura), Raquel Barbosa (Trabalho e Assistência Social), Caio César (Integração Metropolitana), além dos coordenadores de Trânsito e de Comunicação, Carlos Soares e Sérgio Nascimento, respectivamente.

O gestor municipal formou um Comitê de Gerenciamento de Crise, a fim de fazer um levantamento de todas as consequências dessas chuvas. A previsão para os próximos dias é que a cidade venha ter chuvas de baixa intensidade. Nesta segunda, diversas equipes continuam em campo trabalhando no sentido de diminuir os efeitos das condições climáticas desfavoráveis que impactaram o município.