Prefeitura de Macaíba realiza quase 500 cirurgias de catarata em 9 meses e zera demanda reprimida de quatro anos

A gestão municipal segue priorizando as ações em saúde de Macaíba. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando as cirurgias de catarata, reduzindo a fila de espera. Desde dezembro do ano passado, quando os procedimentos que não eram ofertados aos macaibenses desde 2018 começaram a ser realizados, foram atendidos quase 500 pacientes.

“Quando assumimos a gestão, encontramos uma fila de espera enorme porque desde 2018 não eram realizadas as cirurgias de catarata. Após todos os trâmites burocráticos, iniciamos os procedimentos em dezembro do ano passado. Atendemos os pacientes cadastrados em 2018, 2019, 2020 e 2021, e já entramos na fila de 2022”, afirmou a secretária de Saúde, Roberta Guilhermina Cordeiro da Silva.

As cirurgias são realizadas na Clínica e Hospital de Olhos São Miguel, localizada no próprio município. Nesta terça-feira (27), 20 pacientes foram atendidos. Maria Elisabete, 62 anos, aguardava ansiosa para entrar no centro cirúrgico. “Eu estou muito feliz. Eu praticamente não vejo por esse olho, até mesmo com os óculos, e é muito ruim tudo ter que pedir aos outros para fazer porque não vê”, afirmou a dona de casa.

Seu Damião Pedro de Alcântara, 63 anos, que também esperava para fazer a cirurgia no olho, disse que estava muito satisfeito porque iria voltar a enxergar direito. “Sem os óculos, eu só vejo o vulto. Agora vai ficar melhor”, comentou.

A cirurgia de catarata é a remoção do cristalino (a lente do olho) que era transparente e se tornou opaco, dificultando ou impedindo a visão. Importante destacar que o fluxo de cirurgias é regulado pela Central de Marcação de Macaíba, seguindo a ordem cronológica de inclusão do paciente na fila de espera.

Assecom-PMM