Prefeitura de Macaíba realiza quase 4 mil exames de raio-x até julho

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou de janeiro a julho de 2023 um total de 3.857 exames de raio-x, em pacientes residentes em Macaíba. Os exames são realizados em clínicas conveniadas com o município e na unidade móvel que fica na Avenida Mônica Dantas, no Centro, onde o serviço foi retomado em maio deste ano.

De acordo com o secretário de Saúde, Júnior Rêgo, a Secretaria realiza uma média de 900 consultas de ortopedia e cerca de 550 exames de raio-x por mês. “Nossa rede de atenção primária está completa e estruturada. A oferta de serviços médicos está regularizada para a população, o que aumenta a demanda de solicitação de exames”, informou.

A moradora da Vila São Francisco, Zélia Maria Santos da Silva, 48 anos, disse que caiu na calçada e quebrou o braço. “Fui atendida no postinho e através da Central de Marcação fui encaminhada para a fazer o exame na unidade móvel. Estou muito satisfeita com o serviço e com a localização da unidade”, disse.

Para Severina Albertina Costa da Silva, 58 anos, que mora na comunidade rural Riacho do Feijão, o exame vai possibilitar o diagnóstico de suas dores nas costas frequentes. “Há muitos anos sofro com dores nas costas, e agora o médico do posto de Riacho do Feijão pediu para eu fazer o raio-x da coluna, para saber o meu problema. Eu amei o atendimento aqui e no posto de saúde”, falou.

O agendamento para utilizar o serviço, assim como os demais exames e consultas especializadas, é realizado por meio da Central de Marcação de Macaíba. Em 2022, o Município passou a disponibilizar o serviço para a realização de exames eletivos, ou seja, marcado.

Foto: Maxson Savelle

Assecom PMM