Prefeitura de Macaíba realiza oficina ampliada acerca do Plano Municipal de Saúde 2022-2025

Na manhã da última terça-feira (14/12), a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma oficina ampliada referente à construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025. A oficina contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Saúde, Gestão Municipal, usuários da saúde pública municipal e profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, agentes de saúde, dentre outros).

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Guilhermina, a referida oficina teve como objetivo planejar as ações de saúde a partir das necessidades reais da comunidade. “Esses espaços de discussão são importantes para o poder público ter conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos usuários no acesso e na oferta dos serviços de saúde.”, explicou Roberta.

Elaborada a cada 4 anos, por meio de conferência, a metodologia precisou ser simplificada para oficina, devido à pandemia de Covid-19. Os participantes elaboraram propostas para o Plano 2022-2025 e as ações propostas serão consolidadas pela equipe de planejamento em saúde do município e apresentadas ao Conselho Municipal de Saúde para avaliação e aprovação, levando em consideração a viabilidade de implantação.

“O documento reúne as diretrizes, objetivos e metas a serem executadas pela saúde municipal no período de 2022 a 2025. Acima de tudo, é importante destacar que o Plano Municipal de Saúde, é muito além de ser uma exigência formal demandada ao SUS, é um instrumento que expressa a responsabilidade do município em relação à saúde e ao bem-estar da comunidade. Podemos dizer, neste sentido, que o Plano é o resumo do processo de decisão sobre as medidas a serem realizadas para enfrentar e resolver determinado conjunto de problemas.”, completou a secretária de Saúde de Macaíba.