Prefeitura de Macaíba realiza mais de 900 cirurgias de catarata e pterígio entre 2021 e 2023

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 958 cirurgias de catarata e pterígio entre 2021 e 2023, zerando uma fila de espera que existia desde 2018. As cirurgias são realizadas em parceria com o Hospital de Olhos e Clínica São Miguel, no Centro do município, por meio de convênio. Em 2022, mais de 700 cirurgias foram feitas por meio dessa parceria.

Para realizar o procedimento cirúrgico, o paciente deve ser avaliado previamente por um médico da unidade de saúde mais próxima de sua residência. O médico indicará a necessidade de consulta com um oftalmologista, que realizará o encaminhamento para a cirurgia. Caso o paciente tenha a indicação da necessidade de cirurgia feita por um oftalmologista, o documento pode ser deixado em uma unidade de saúde que o encaminhamento para o procedimento cirúrgico será feito pela Central de Marcação de Macaíba.

Francisco Maurício de Souza, 80 anos, caminhoneiro, morador do distrito de Cajazeiras, é um dos pacientes que realizou a cirurgia pela Prefeitura por duas vezes e elogia o trabalho. “Gostei de todos os procedimentos, atendimento, de tudo. Recomendo que todo mundo que tenha catarata possa vir”, declarou o caminhoneiro.

A senhora Hilda Teixeira da Costa, 85 anos, conhecida popularmente por Hildinha do Cartório, moradora do Centro de Macaíba, também esteve presente na Clínica para realizar uma cirurgia de catarata. “Recomendo. É a primeira vez que eu venho, mas gostei muito, fui muito bem atendida. Vale a pena”, disse. Maria das Neves, dona de casa, moradora da comunidade Lagoa Grande, também realizou a cirurgia e retornou à clínica para um novo procedimento cirúrgico no outro olho. “Fico muito feliz em cuidar do meu olho. São ótimas pessoas que estão cuidando da nossa saúde”, afirmou a moradora.

Fotos: Edeilson Morais