Prefeitura de Macaíba realiza 70 cirurgias de catarata em maio

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 70 cirurgias de catarata neste mês de maio. Os procedimentos são realizados em Macaíba, facilitando aos pacientes o acesso ao serviço. Entre 2021 e maio 2023, foram realizadas quase mil cirurgias de catarata e pterígio zerando uma fila de espera que existia desde 2018.

“Estamos trabalhando na identificação das nossas maiores demandas e, assim como nas cirurgias oftalmológicas, vamos tomar as medidas necessárias para ampliar nossa capacidade de atendimento e reduzir o tempo de espera dos nossos usuários”, afirmou o secretário de Saúde, Júnior Rêgo.

Para realizar o procedimento cirúrgico, o paciente deve ser avaliado previamente por um médico da unidade de saúde mais próxima de sua residência. O médico indicará a necessidade de consulta com um oftalmologista, que realizará o encaminhamento para a cirurgia. Caso o paciente tenha a indicação de cirurgia feita por um oftalmologista, o documento pode ser deixado em uma unidade de saúde que o encaminhamento para o procedimento cirúrgico será feito pela Central de Marcação de Macaíba.

Fotos: Max Savelle