Prefeitura de Macaíba realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde

Nesta quarta-feira (12/04), a Prefeitura de Macaíba e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O tema norteador desta edição foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. O evento contou com a participação de representantes da gestão municipal, do Conselho Municipal de Saúde, representantes de sindicatos, profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, agentes de saúde, dentre outros) e usuários da saúde pública municipal.

Participaram da abertura, o secretário municipal de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio, representando o prefeito Emídio Jr., vereadora Érika Emídio, vice-presidente da Câmara, representando a Casa Legislativa, secretária municipal de Saúde Roberta Guilhermina, secretário municipal adjunto de Trabalho e Assistência Social, Eriberto Freire, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Severino Viturino, e a representante da 7ª Regional de Saúde da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), Camila Revorêdo.

A Conferência Municipal de Saúde é um fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada por meio de instituições de governo, entidades de trabalhadores de saúde e usuários do SUS, onde há discussão de propostas e todos podem contribuir com suas ideias para a elaboração de políticas públicas.

Houve duas palestras ministradas por nomes de referência no setor de saúde em nível estadual como Terezinha Rêgo, que abordou o tema norteador em sua palestra magna, mostrando os desafios que precisam ser superados para uma melhor operacionalização do SUS, valorização da vida dos usuários, garantia do acesso universal e empenho pela democracia.

A segunda palestrante, Rosário Bezerra, trouxe à tona a discussão dos quatro eixos temáticos: “O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Guilhermina, “a Conferência é um momento único para a população, tendo em vista que eles fazem mais parte ainda do processo de construção do SUS. É um momento de construirmos juntos”.

Após votação em plenárias, foram eleitos 20 delegados e escolhidas as propostas para serem apresentadas por esses delegados na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em Natal, no período de 23 a 25 de maio de 2023. Os delegados fazem parte dos diversos segmentos que estiveram representados no evento e participaram ativamente das discussões.

Fotos: Edeilson Morais