Prefeitura de Macaíba promove fórum do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura Municipal de Macaíba realizou o 1° Fórum Municipal do Programa Saúde na Escola, com a participação dos gestores das 43 escolas municipais, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde. Na oportunidade, foi feita uma pactuação para fortalecer o Programa, com a criação de um calendário, com metas e estratégias de saúde que devem ser trabalhadas nas escolas de Macaíba.

O evento contou com a presença da coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da SESAP, Luciana Olinto, que falou da importância em levar a saúde para dentro das escolas, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças e outros agravos. “Com base no diagnóstico epidemiológico é criado um retrato da situação de saúde do município, que vai apontar os caminhos que as esquipes de saúde e educação devem trabalhar para melhorar esses indicadores”, afirmou Luciana Olinto.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Kelly Lima, o município escolheu a vacinação como meta prioritária. “Além da vacinação vamos avaliar a saúde clínica e saúde bucal das crianças, as questões que dizem respeito à saúde mental. Porque a gente enfrenta em todo o Brasil e em Macaíba não é diferente, um grande surto de problemas mentais, inclusive na primeira infância”, explicou.

Segundo a secretária adjunta, o município também pactuou trabalhar as questões de sexualidade, principalmente a prevenção da gravidez na adolescência, que Macaíba possui um alto índice, as questões que dizem respeito a atividade física e alimentação saudável. “Essas duas últimas temáticas são necessárias a serem trabalhadas devido à obesidade e à desnutrição infantil”.

Kelly Lima enfatizou que na ocasião foi relançado o ‘Imuniza Macaíba’, agora de forma ampliada. “Esse ano vamos abranger todas as escolas municipais. Visto que Macaíba está no caminho certo com relação à imunização, nós somos o município da Região Metropolitana que mais aplicou doses da vacina da gripe”, afirmou Kelly Lima.

Assecom PMM

Foto: Gislayne Pires