Prefeitura de Macaíba lança ação Cultura A Gosto para celebrar o mês da cultura popular

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), promove uma programação cultural diversificada no mês de agosto de 2023 para a população. Intitulada “Cultura A Gosto”, a ação oferece uma série de atividades que visam enaltecer a tradição cultural macaibense em diversos segmentos culturais.

Haverá uma diversificada programação cultural durante todo o mês, com destaque para exposições, palestras temáticas, apresentações culturais e a reabertura do Museu Solar Ferreiro Torto. A abertura será na Casa de Cultura Popular Nair de Andrade Mesquita, nesta quinta-feira (03/08), a partir das 15h, com o encontro de mestres capoeiristas; a palestra “A importância do negro na construção cultural e histórica de Macaíba” e uma roda de capoeira.

No dia 8 de agosto, serão abertas as inscrições para formação de grupo de danças folclóricas (xaxado e coco de roda), nas plataformas digitais da Prefeitura (Instagram e Facebook). No dia 9 de agosto será realizada a 1ª edição do projeto “Meu Cabelo Sou Eu”, na comunidade quilombola Capoeiras. No dia 12 de agosto, na Casa de Cultura, a partir das 16h, será aberta a exposição “Grandes Carnavais Macaibenses”, com fotografias, fantasias e instrumentos, além da realização da roda de conversa “A história do carnaval macaibense”, apresentação de bateria da escola de samba Grande Rio do Norte e roda de samba.

No dia 17 de agosto, também na Casa de Cultura, ocorrerá o Encontro dos Povos de Terreiro e Povos Indígenas de Macaíba. O evento contará com a palestra “Igualdade e respeito à diversidade religiosa”, a partir das 15h, com a exibição de documentário e apresentações culturais.

No dia 20 de agosto, será realizada a 1ª Mostra da Cultura Popular do Município, na Praça do bairro Ferreiro Torto, a partir das 15h. No dia 22 de agosto, será realizada a Celebração à Cultura Popular, na Casa de Cultura, a partir das 15h. O encerramento do “Cultura A Gosto” será realizado no dia 28, no Museu Solar Ferreiro Torto, às 15h, com a reabertura do Museu para a visitação do público e no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, com participação da APAE de Macaíba.