Prefeitura de Macaíba institui comissão para revitalização do Solar Ferreiro Torto

Tendo em vista a necessidade de reorganizar o espaço e o fluxo de visitas no local e no seu entorno, bem como promover as melhorias necessárias, a Prefeitura de Macaíba instituiu uma comissão especial que será responsável pelo planejamento das ações voltadas à realização da revitalização do Museu Solar Ferreiro Torto.

O documento referente à nova comissão está inserido no Diário Oficial do Município datado de 28 de abril. A referida comissão é composta por oito membros, incluindo o prefeito Emídio Júnior, que é o presidente. Os demais integrantes atuam em setores variados da administração pública municipal como gabinete, comunicação, infraestrutura, meio ambiente, cultura e integração metropolitana.

Entretanto, de acordo com o texto contido no documento, poderão ser convidados a participar das reuniões da comissão representantes de outros órgãos do governo municipal e do setor privado. Será feito um projeto topográfico para delimitar a área de preservação, que será encaminhado até a Fundação José Augusto para aprovação e, tão logo aprovado, o projeto seja executado pela gestão municipal.

Solar Ferreiro Torto

Patrimônio histórico tombado pela Fundação José Augusto, o Museu Solar Ferreiro Torto abriga em seu acervo 250 fotografias de personalidades e momentos da história política, social, econômica e religiosa de Macaíba. O espaço foi reinaugurado como complexo turístico e cultural em 2003.

Um dos mais belos espaços públicos do estado, às margens do Rio Jundiaí, o local, que abrigou o segundo engenho da capitania do Rio Grande do Norte, também conta uma rica diversidade de espécies de fauna e flora como aves, crustáceos, palmeiras-imperiais e coités, sendo considerado o marco zero da colonização de Macaíba.

Foto: Arquivo-PMM