Prefeitura de Macaíba inicia realização de cirurgias eletivas

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (02) a realização de cirurgias eletivas de hérnia, de vesícula e de hemorróida. Embora sejam procedimentos de responsabilidade do Estado, por solicitação da gestão municipal, os pacientes macaibenses estão sendo atendidos com recursos destinados por emenda do senador Styvenson Valentim.

As três primeiras pacientes que se submeteram a procedimentos cirúrgicos foram Maria Valquíria, Maria Auxiliadora da Silva e Maria Lucinete Alves. As cirurgias são realizadas no Hospital Saúde de Todos, em Natal, contratado pelo Município via chamada pública.

“Fiquei muito feliz quando o pessoal da Central de Marcação entrou em contato. Eu sinto dor nas costas e tenho muitos enjôos. Agora, se Deus quiser, vai ficar tudo bem”, afirmou Maria Valquíria, antes de entrar no centro cirúrgico para fazer cirurgia de vesícula.

O prefeito Emídio Júnior esteve no hospital acompanhando o senador Styvenson Valentim para ver de perto a qualidade do atendimento. “Hoje é um dia histórico para Macaíba. Pessoas aguardando desde 2018 por essas cirurgias e que não havia a perspectiva de serem realizadas. Será um grande alívio para os pacientes que sentem dores. Nós solicitamos e fomos atendidos pelo senador Styvenson, a quem agradecemos a parceria com a Prefeitura de Macaíba para reduzir essa fila”, afirmou Emídio Júnior.

Também nesta segunda-feira foram entregues as autorizações e documentações de todos os pacientes que já possuem a cirurgia agendada. Na oportunidade, foram prestadas informações a respeito do transporte e orientações a cerca do dia da cirurgia.

Em outubro, serão 31 pacientes operados e, paralelamente, outros quase 60 estarão passando por avaliação pré-operatória com realização de exames laboratoriais e cardiológica. A Saúde está na busca ativa dos pacientes, alguns dos quais esperando desde 2018 por cirurgia. A expectativa é de que seja possível realizar 328 procedimentos.

O senador Styvenson Valentim parabenizou a organização e transparência da gestão municipal. “Sabe o que é inovador? Você coloca as pessoas num auditório e vai sair daqui com a data marcada”, afirmou o senador.

Foto: Geraldo Neto

Assecom PMM