Prefeitura de Macaíba estabelece novo fluxo para otimizar atendimento em saúde mental

A Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a implantação de um novo Fluxo para os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Rede de Atenção primária para qualificar as ações de saúde mental no município. De acordo com a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, a saúde mental deve ser tratada por todos os profissionais.

Segundo ela, a saúde mental precisa ser pensada como um problema mais amplo, porque apesar do município ter psiquiatra e psicólogo na Policlínica e nos Caps, possuir psicólogos que atendem nas UBS, dentro das equipes E-Multi é preciso promover ações de saúde mental para que as pessoas não adoeçam. “A implantação desse novo fluxo vai muito nesse sentido, na perspectiva de fortalecer, fomentar os grupos de ações coletivas, grupos de terapias coletivas dentro das UBS’s para que não aconteça o adoecimento”, disse.

Ela explicou ainda que a saúde mental começa desde o educador físico. “Já se temos a comprovação cientifica que a atividade física diminui os níveis de estresse, de ansiedade, de depressão, por isso precisamos valorizar do educador físico até o farmacêutico, que tem o cuidado com a medicalização, e também quando há necessidade de desmedicalização, inserindo fitoterápicos, chás e outras formas de tranquilizar, que não seja apenas as fórmulas medicamentosas”.

“Com o novo Fluxo de Saúde Mental de Macaíba vamos iniciar o mapeamento e identificação dos principais grupos que são acometidos por esse adoecimento. Se são adolescentes ou idosos?, mulheres ou homens?, para que a gente possa nessa perspectiva, realizar ações de promoção e prevenção desse adoecimento”.
A secretária adjunta da SMS informou que as pessoas que já estão adoecidas e precisam de diagnóstico com psiquiatra serão priorizadas. “Nós estamos nesse movimento que a Saúde Mental deve ser realizada em todos os âmbitos da Rede de Assistência, para que tenhamos atendimento de excelência nos territórios”.

Segundo Kelly Lima, os gestores e coordenadores da SMS participaram de uma oficina para discutir a rede de saúde mental no município de Macaíba, a integração dessa rede e a qualificação do cuidado em toda a rede de atenção. “A oficina contou com técnicos da secretária de Estado, que nos trouxeram alguns conceitos e algumas definições sobre a importância do fluxo dessa rede”.

Assecom PMM