Prefeitura de Macaíba entrega termos do auxílio financeiro emergencial a 33 famílias afetadas severamente pelas chuvas

Na manhã desta quarta-feira (28/09), a Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), realizou a solenidade de entrega dos termos referentes ao recebimento auxílio financeiro emergencial concedido às famílias residentes no município e que foram desabrigadas ou desalojadas durante o período das fortes chuvas ocorridas na temporada de inverno deste ano de 2022, mais precisamente no início de julho.

Esse auxílio foi regulamentado pelo Decreto Estadual n° 31.680, de 13 de julho de 2022, ficando sob a responsabilidade das prefeituras os atos de identificar as famílias aptas a receberem e cadastrá-las por meio de suas secretarias de Assistência Social e coordenadorias de Defesa Civil, obedecendo a critérios técnicos com base em laudos emitidos por profissionais desses dois órgãos, após visitas aos locais.

Em Macaíba, foram 33 famílias afetadas severamente de modo a poderem estar inseridas nos critérios para receber a quantia de 1 mil reais cada uma (em parcela única). Os recursos são originários do Tesouro Estadual. O dinheiro do auxílio financeiro emergencial será depositado nas contas dos beneficiados na próxima sexta-feira (30/09), explicou o secretário interino da SEMTAS, Eriberto Freire.

“Vai ajudar a gente a se recuperar, porque esse auxílio veio para repor um lençol, um colchão que a gente perdeu […] um móvel. A casa tá bastante deteriorada. A gente vai comprar um cimento, uma areia. Vai ajudar bastante!”, relatou a dona de casa, Martiliana Pinheiro.

A autônoma Genicele também foi beneficiada e declarou: “É uma satisfação, pois a gente tava necessitando desde o momento de perdas com as chuvas que aconteceram na nossa cidade. Vou comprar parte dos móveis que eu perdi”.

Cabe destacar que dezenas de outras famílias macaibenses afetadas em menores proporções também receberam assistência durante a fase mais crítica do período chuvoso, com a doação de cestas básicas e abrigos provisórios por meio da SEMTAS.

Fotos: Raphael Oliveira