Prefeitura de Macaíba e Sebrae realizam primeiro Workshop de Implementação do Ecossistema Local de Inovação

Na tarde desta quarta-feira (29), a Prefeitura de Macaíba e o SEBRAE realizaram o primeiro Workshop do Ecossistema Local de Inovação – ELI, um programa que tem como objetivo incentivar entidades a agirem em conjunto, criando estratégias e negócios inovadores, permitindo um ecossistema fortalecido.

Com o ELI, é possível qualificar mão de obra e gerar emprego e renda com um ecossistema local de inovação. Macaíba apresenta-se como um grande potencial para futuros empreendimentos nas áreas de agronegócio, saúde, educação, comércio e serviços, pontos que foram discutidos e apresentados durante a reunião que ocorreu no Palácio Auta de Souza.

As parcerias da Prefeitura de Macaíba nesse programa incluem entidades acadêmicas e empresariais, como Fecomércio, FIERN, Sebrae, UFRN, SENAC, Instituto Santos Dumont, dentre outras, cujos representantes estiveram presentes no encontro, que foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), que tem como titular Auri Simplício.

Macaíba é a sétima cidade no RN a implementar esse programa, entrando num leque privilegiado de cidades como Natal, Mossoró e Caicó, explicou João Bosco Freire, consultor do Sebrae e palestrante.

Entre os destaques da cidade, estão o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) e o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Profª Amazonina Teixeira de Carvalho, citou o outro palestrante: Francisco Braúlio.

Ao final, os participantes receberam um questionário para avaliar as atuais condições do município com vistas a corrigir ou aperfeiçoar ações que já vêm sendo desenvolvidas.

“O ELI compõe um sistema de governança, mediante atores locais de instituições parceiras, desenvolvendo uma articulação com a ótica da inovação. Por exemplo, captação de talentos. O município tem várias indústrias em segmentos específicos, e com esse ecossistema podemos capacitar munícipes para inserí-los nessas indústrias, para que não percam a oportunidade de preencher essas vagas.”, disse Aristela Tatiany, agente de Desenvolvimento da SEMDE.

No total, serão quatro workshops a serem realizados até o final deste semestre. Após isso, será feito lançamento efetivo do ELI no município, que muito poderá contribuir significativamente com o seu desenvolvimento, com qualificação de mão de obra e geração de emprego e renda.

Fotos: Edeilson Morais