Prefeitura de Macaíba e SEBRAE capacitam mulheres da zona rural para atividades artesanais e empreendedoras

Na manhã desta quarta-feira (22), o Sebrae, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE), iniciou a primeira capacitação com as mulheres assentadas do Projeto de Assentamento Libertação e da comunidade rural de Cajarana.

Segundo o titular da SEMAPE, Cícero Militão, a maioria das assentadas sobrevivem basicamente de programas sociais e agricultura de subsistência, sendo o assentamento Libertação é o menor e com maior necessidade de apoio dos poderes públicos. O curso é, portanto, uma maneira de ensinar novo ofício às mulheres, oportunizando a possibilidade de uma nova fonte de renda. “A capacitação começa agora e se estende até junho”, explicou Cícero Militão.

Duas vezes por semana, as mulheres passarão por treinamento para aprender o trançado, tingimento das palhas e estipular preços, para que elas possam adentrar no mercado através de uma associação própria, possibilitando a participação nas feiras de artesanato dentro e fora do Rio Grande do Norte.

De acordo com Militão, a SEMAPE e o Sebrae assinarão um Acordo de Cooperação Técnica para avançar o trabalho, mas o trabalho já começou a partir desta primeira capacitação com 30 mulheres.