Prefeitura de Macaíba e LAIS/UFRN definem parceria para aperfeiçoar rede de saúde

Buscando aperfeiçoar os serviços da rede municipal de saúde de Macaíba e elevar os indicadores do setor, o prefeito Emídio Jr. se reuniu com a diretoria do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e grupo de pesquisadores na manhã desta quarta-feira (01/11), no Palácio Auta de Souza, para definir uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Macaíba e o LAIS no sentido de executar uma série de ações em benefício da população.

Essas ações serão conduzidas com base nos projetos desenvolvidos no laboratório acima mencionado. Triagem precoce da osteoporose, iniciativas nas áreas de saúde auditiva (especialmente para o público infanto-juvenil nas escolas), telessaúde e monitoramento de sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são alguns exemplos de ações a ser desenvolvidas. Vale destacar que essa nova parceria não requer nenhum custo adicional para a Prefeitura de Macaíba.

Neste mês, deverá ser iniciada a fase prática projeto Salus, uma ferramenta virtual que irá auxiliar os profissionais de saúde a fazer busca ativa dos casos de sífilis para realizar o seu devido acompanhamento clínico. Ontem (31/10), profissionais de saúde já receberam o primeiro treinamento para utilizar a ferramenta.

“Ouvimos vários relatos e cases de sucesso com. Esse momento é muito importante para Macaíba e para o Estado do Rio Grande do Norte. Com certeza, nós vamos ter aqui melhorias com essa parceria, principalmente nas áreas em que eles vão atuar. Saúde é prioridade na nossa gestão! As expectativas são as melhores.”, declarou o prefeito Emídio Jr.

O secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, que estava acompanhando o prefeito, explicou: “O LAIS é um laboratório de referência internacional com cientistas especializados na questão da telessaúde, monitoramento de indicadores das informações, e eles estão se colocando à nossa disposição (Prefeitura) de forma gratuita para usar como campo de pesquisa e juntos melhorar a qualificação na nossa rede, nossos indicadores de saúde e, consequentemente, aumentar os recursos para o nosso município”.

“O nosso propósito aqui é utilizar as tecnologias de saúde digital para melhorar a fila de atendimento do SUS, monitorar e eliminar a transmissão vertical de sífilis e do HIV, e também trazer outras tecnologias por meio da telessaúde para qualificar a oferta de saúde para a população, por exemplo, a zerar a fila de pacientes que estão esperando por densitometria óssea e, junto com uma equipe de fonoaudiologia, ajudar da questão da saúde dos escolares, crianças que precisam de monitoramento e cuidados na saúde auditiva.”, relatou Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS/UFRN.

Fotos: Edeilson Morais