Prefeitura de Macaíba e Emater-RN preparam distribuição de produtos do Programa da Aquisição de Alimentos

Nesta terça-feira (05), a Casa da Merenda de Macaíba recebeu os alimentos adquiridos por meio da modalidade de Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF). Trata-se do início das atividades do Programa da Aquisição de Alimentos (PAA) no município. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, e é desenvolvido no Rio Grande do Norte, pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), em parceria com as prefeituras.

A Compra Direta é um instrumento do PAA que visa garantir, com base nos preços de referência, a compra de produtos agropecuários dos participantes agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Esse programa do Governo Federal possibilita a aquisição de produtos oriundos principalmente da agricultura familiar, como batata, banana, mamão, macaxeira, feijão, dentre outros, pelo grupo gestor do PAA em cada município onde ele funciona.

Em Macaíba, os recursos investidos são da ordem de mais de R$ 46.000, com 9 agricultores cadastrados e 11 entidades cadastradas. Nesta etapa do programa, serão adquiridas cerca de 10 toneladas de alimentos.

Os alimentos serão separados e, em seguida, distribuídos nos próximos dias para as escolas das redes públicas municipais e estaduais, serviços da rede assistencial do município, como CRAS, CREAS e CAPS, e entidades filantrópicas locais, a exemplo do Abrigo Deus e Caridade e da APAE.

Fotos: Richardson Souza