Prefeitura de Macaíba dá início ao Programa Corte de Terra 2023

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) deu início nesta terça-feira (07/03) ao processo de acompanhamento das áreas que estão sendo aradas, dentro do Programa Corte de Terra 2023. Neste ano, mais de 1.300 agricultores se cadastraram para a utilização de 5 mil horas licitadas.

A SEMAPE dividiu o município em seis polos, onde estão os agricultores beneficiados: Traíras, Cajazeiras, Canabrava, Mangabeira, Guarapes e Centro, que compreende algumas comunidades no entorno do centro da cidade. A proposta do Programa do Corte de Terra é diminuir ao máximo os gastos que os agricultores têm todos os anos para a produção de alimentos na agricultura familiar.

Cada agricultor pode ser beneficiado com até 4 horas. Além disso, um filho do beneficiário pode ser contemplado com mais 2 horas, estando residindo em áreas de assentamentos. Nas demais comunidades, os agricultores podem ser beneficiados com até 4 horas.

“A SEMAPE já ajustou com os tratoristas como deve ser o procedimento no trato com os beneficiários e na observação em relação a não negociação do vale e no cumprimento restrito das horas garantidas e informadas no vale de cada um dos beneficiários.”, declarou Cícero Militão, titular da Agricultura, e completou: “Neste ano, teremos uma novidade a mais, que é o programa do Algodão Agroecológico, onde os agricultores cadastrados receberão as horas do corte de terra, tendo assim mais uma alternativa de renda na unidade familiar.”.

Fotos: Maxson Savelle