Prefeitura de Macaíba celebrará Dia Estadual do Forró

Pela primeira vez, o município de Macaíba irá realizar a celebração referente ao Dia Estadual do Forró. O evento acontecerá no Arco-Íris Recepções no próximo dia 18 de novembro, com programação prevista para iniciar a partir das 9h, com apresentação do Trio Arapuá. Logo após, será formada a mesa das autoridades, incluindo o prefeito Emídio Jr., que irão proferir suas falas.

A partir das 10h, haverá apresentação de um grupo de dança da Escola Municipal Pinheiro Borges. No horário das 10h15, será a vez do poeta Hélio Crisanto, recitando uma poesia sobre Elino Julião, homenageado do dia. Em seguida, a partir das 10h20, um trio pé de serra irá se apresentar até o encerramento do evento, que será organizado pela Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Dia Estadual do Forró ocorre no dia 13 de novembro e foi sancionado por meio da Lei Elino Julião (nº 10.908), de 1º de junho de 2021. A data faz alusão ao dia de nascimento do referido cantor de forró, natural de Timbaúba dos Batistas/RN.

Elino Julião

O homenageado se tornou referência da música e da cultura popular do Nordeste, em todo o país. Morou em Natal por 18 anos e depois se mudou para o Rio de Janeiro, a convite de Jackson do Pandeiro, dando início a uma grande amizade e parceria que rendeu muitos frutos. Gravou seu primeiro disco em 1961 e até hoje seus sucessos bastante tocados em festas tradicionais em todo o Nordeste.

Forró

Recentemente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou que o Forró é um patrimônio imaterial do Brasil. Além disso, o gênero também foi listado na categoria “super” dentro da música, já que outros ritmos como Baião, Xote e Xaxado surgiram dele. Forró gera renda o ano inteiro, porque é uma forma de cultura viva, presente no cotidiano das grandes, médias e pequenas cidades de todo o Brasil.