Prefeitura de Macaíba celebra Dia Estadual do Quadrilheiro Junino

Em uma tarde repleta de festejos e palestras temáticas, a Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, celebrou nesta quinta-feira (01/06) o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino.

O evento aconteceu na Casa de Cultura Popular, com apoio da Federação Cultural e Junina do RN (FECJURN), da União das Quadrilhas Juninas do RN (UQUAJURN) e Coreógrafos Juninos.

A data alusiva teve apresentação musical com o sanfoneiro Roberto do Acordeon e duas palestras: “No sincronismo do passo junino”, conduzida por uma equipe da FECJURN, e “A História do Forró no RN”, ministrada pelo próprio sanfoneiro. O propósito foi debater com quadrilheiros, artistas e populares acerca de toda a evolução pela qual vem passando as quadrilhas juninas, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento.

Sobre a data, participantes manifestaram suas expressões e vivências: “Ser quadrilheiro é você se entregar à cultura junina, tão tradicional na nossa região, é muitas vezes você abdicar de descanso, sair de perto de sua família, em prol de algo tão importante que é fazer quadrilha, que hoje em dia trabalha com diversas atividades artísticas como teatro, música, canto, dança, artes plásticas.”, declarou Ionillo Ribeiro, um dos organizadores do evento.

“O quadrilheiro é um guerreiro que realmente tem amor pelo São João. As quadrilhas estão bem diferentes hoje em dia, mas o amor ainda continua.”, resumiu Nicolau Neto, diretor-presidente da FECJURN.

“Para nós, brasileiros e nordestinos, essa data representa um tesouro. Devemos comemorar com alegria. Não podemos deixar essa tradição ficar extinta.”, disse o sanfoneiro Roberto do Acordeon.

Fotos: Edeilson Morais e Maxson Savelle