Prefeitura de Macaíba celebra Dia Estadual do Forró de forma inédita e com muita animação

Pela primeira vez, o município de Macaíba realizou a celebração referente ao Dia Estadual do Forró. O evento aconteceu no Arco-Íris durante a manhã desta sexta-feira (18/11) com uma vasta programação que incluiu apresentação do Trio Arapuá, Jarbas do Acordeon, poeta Hélio Crisanto, grupo de Carimbó “De bem com a vida”, da Casa de Cultura Popular de Macaíba, grupo de dança Arretados do Pinheiro, da Escola Municipal Pinheiro Borges e Pastoril Professora Alzira, da Escola Municipal Auta de Souza.

O consagrado cantor de forró potiguar Elino Julião foi o homenageado do dia.  O evento de hoje foi idealizado pelo renomado sanfoneiro macaibense Robertinho do Acordeon, colaborador da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Cabe destacar que Macaíba é umas das pioneiras do estado potiguar a celebrar formalmente esta data.

O prefeito Emídio Jr. prestigiou o evento e ressaltou as ações de sua gestão em prol da cultura, como a abertura de um edital para que os artistas locais pudessem participar do calendário municipal de eventos. Calendário este que foi resgatado pela gestão atual e que sempre pôs o forró como protagonista nas programações. Emídio Jr. citou importantes festejos que voltaram a ser realizados em Macaíba, como o Natal, São João e Aniversário de Emancipação Política, com atrações nacionais, mas também dando prioridade aos artistas locais.

Por sua vez, Robertinho do Acordeon referiu que o dia de hoje “vai ficar marcado na história como sendo a primeira vez em que foi celebrado o Dia Estadual do Forró”, e agradeceu ao prefeito Emídio Jr. pela sensibilidade e disposição para apoiar a causa por ser um gestor que apoia a cultura.

O poeta Hélio Crisanto, vocalista do Trio Arapuá, vindo de Santa Cruz/RN, também expressou-se: “Fico feliz demais por ter sido convidado para prestigiar esse evento tão importante, que é celebrar o forró, celebrar nosso menestrel Elino Julião, juntamente com meus amigos forrozeiros. Esta é uma data que tem que se perpetuar por todas as pessoas que gostarem de cultura aqui em Macaíba, que cultivem o forró, o verdadeiro forró pé de serra, o autêntico que Luiz Gonzaga deixou para a gente”.

Por fim, Jarbas do Acordeon, coordenador do Fórum Estadual do Forró relatou suas impressões sobre o evento: “É muito importante essa ação que a Prefeitura de Macaíba está organizando em alusão ao Dia Estadual do Forró. Acredito que seja o primeiro município, pelo menos que eu fui convidado, a participar de um evento sobre o Dia Estadual do Forró, em homenagem a Elino Julião. Fico muito feliz em ver que a cultura aqui no município está viva, em força total”.

Sobre o Dia Estadual do Forró

O Dia Estadual do Forró ocorre no dia 13 de novembro e foi sancionado por meio da Lei Elino Julião (nº 10.908), de 1º de junho de 2021. A data faz alusão ao dia de nascimento do referido cantor de forró, natural de Timbaúba dos Batistas/RN.

Elino Julião

O homenageado se tornou referência da música e da cultura popular do Nordeste, em todo o país. Morou em Natal por 18 anos e depois se mudou para o Rio de Janeiro, a convite de Jackson do Pandeiro, dando início a uma grande amizade e parceria que rendeu muitos frutos. Gravou seu primeiro disco em 1961 e até hoje seus sucessos bastante tocados em festas tradicionais em todo o Nordeste.

Forró

Recentemente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou que o Forró é um patrimônio imaterial do Brasil. Além disso, o gênero também foi listado na categoria “super” dentro da música, já que outros ritmos como Baião, Xote e Xaxado surgiram dele. Forró gera renda o ano inteiro, porque é uma forma de cultura viva, presente no cotidiano das grandes, médias e pequenas cidades de todo o Brasil.

Fotos: Edeilson Morais e Maxson Savelle