Prefeitura de Macaíba celebra 146 anos de emancipação com muitas obras e ações

Faltando pouco mais de uma semana para a data de emancipação política de Macaíba, o prefeito Emídio Jr. anunciou em uma live realizada na noite desta terça-feira (17) a programação alusiva. Neste ano de 2023, serão celebrados os 146 anos desse fato histórico ocorrido em 27 de outubro de 1877. Durante o período de uma semana, a Prefeitura irá promover uma série de eventos com inaugurações de obras e realização de ações que irão beneficiar milhares de macaibenses de diversas comunidades urbanas e rurais.

Tudo começa já no próximo sábado (21), a partir das 15h, com um torneio de fut7 e de futevôlei, precedendo a inauguração da Praça da Juventude, que será entregue oficialmente à população logo após o término da competição, previsto para as 16h, encerrando com apresentação do cantor e sanfoneiro Renan Miranda.

No domingo (22), a partir das 14h, será realizada a Festa das Crianças, na Praça Paulo Holanda Paz, com distribuição de brinquedos, lancheiras, pipoca, algodão doce e picolés. No local, haverá diversas atividades recreativas, brincadeiras e apresentações de personagens infantis.

Na segunda-feira (23), haverá o início do funcionamento da unidade móvel médico-odontológica no Conjunto Manoel Dias, às 9h. À tarde, serão instaladas tendas literárias na Praça Paulo Holanda Paz para receber leitores de todas as idades das 14h em diante. Para encerrar o dia, será ministrado um culto evangélico no Pax Club, com início às 19h. Na ocasião, o prefeito irá assinar uma ordem de serviço para a construção de um monumento em homenagem à Bíblia.

Já na terça-feira (24), o atendimento da unidade móvel médico-odontológica será feito nas Campinas, também no horário das 9h. A sequência da programação de emancipação será na comunidade de Lagoa do Mato, onde haverá a inauguração das novas instalações da quadra poliesportiva local, às 16h.

No dia seguinte, quarta-feira (25), será assinada a ordem de serviço para a construção da UBS Auta de Souza, uma das obras mais esperadas pela população da zona urbana. A solenidade começará às 16h.

O penúltimo dia da programação é a quinta-feira (26), quando haverá a solenidade de reabertura do Museu Solar Ferreiro Torto e de inauguração do mausoléu e da sala em homenagem ao ilustre macaibense Augusto Severo. Essa solenidade também está prevista para o horário das 16h.

O encerramento ocorrerá na sexta-feira (27), quando será celebrada uma missa alusiva ao aniversário da cidade no Solar Ferreiro Torto, com início às 9h. Fechando com chave de ouro, um grande passeio ciclístico será realizado pelas ruas do centro da cidade, começando às 16h.

Foto: Marcelo Augusto