Prefeitura de Macaíba busca recursos federais para reparar danos causados por temporal

No último sábado (09/07), o prefeito Emídio Júnior, acompanhado pelo secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, João Batista Júnior, participou de uma importante reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Alexandre Lucas Alves. O intuito do encontro foi iniciar uma busca de recursos federais para reparação e recuperação dos danos causados pelo recente temporal que afetou o município de Macaíba.

A reunião ocorreu na Prefeitura de Natal e contou com a presença de parlamentares federais, do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Anteomar Pereira, e de 14 prefeitos dos municípios potiguares mais afetados pelas fortes chuvas. O secretário Alexandre Lucas disponibilizou a equipe técnica do seu órgão para orientação dos municípios no tocante à solicitação de situação de emergência a partir de hoje, para informar sobre o preenchimento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil que integra diversos produtos da SEDEC, com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil.

A diretoria municipal de defesa civil do município de Macaíba já preencheu o seu relatório de diagnóstico preliminar, lançou as informações no S2iD desde a última segunda-feira (04/07), remetendo as informações às coordenações de defesa civil estadual e nacional. As coordenações municipais de defesa civil se reuniram na sede da FEMURN neste domingo (05/07) para solicitação de recursos para reparação dos danos ocasionados pelo mau tempo.